2005/12/03

 
Estrada: Drogas leves perigosas para condutores

Canábis duplica acidentes

António Rilo
As drogas duplicam as hipóteses de acidentes com mortos
As drogas duplicam as hipóteses de acidentes com mortos
O consumo de canábis associado à condução duplica a probabilidade de acidentes mortais na estrada, revela um novo estudo realizado em França e agora publicado no 'British Medical Journal'. Se a canábis - erva ou haxixe - for consumida com bebidas alcoólicas, o risco é 16 vezes superior.
 
Para chegarem as estes resultados, os investigadores analisaram um total de 10 748 desastres ocorridos em França, entre 2001 e 2003. Mais de metade dos condutores morreram. As autópsias decteram vestígios de canábis.

O estudo conclui que os condutores sob efeito das chamadas drogas leves têm duas vezes mais probabilidades de sofrerem ou provocarem acidentes mortais do que os condutores que não consumiram qualquer droga.

De acordo com Jean-Louis Martin, investigador da Universidade Claude Bernard, em Lyon, que coordenou o estudo, o risco é maior devido ao efeito da erva e do haxixe na capacidade de concentração e reacção.

O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira, contactado pelo CM, apela ao reforço da fiscalização e à sensibilização para os perigos da condução sob efeito de drogas. "É inquestionável que estas substâncias interferem com as capacidades psicomotoras e podem influenciar a sinistralidade", disse.

A detecção só é possível mediante amostras de sangue ou urina, mas encontra-se em desenvolvimento, a nível internacional, um teste de saliva que permitirá às autoridades efectuarem a despistagem na estrada, como o teste do balão para o álcool.
(Correio da Manhã)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?