2005/11/30

 

Educação: Governo avança com disciplina de Educação Sexual

A Educação Sexual vai ser matéria obrigatória e com programa definido no básico. É o que implica o despacho que a ministra da Educação enviou ontem para publicação em "Diário da República".

O diploma prevê que a educação sexual e a promoção da saúde nas escolas seja de abordagem obrigatória, tanto de forma transversal como numa das áreas curriculares não disciplinares já existentes.

Quanto ao ensino secundário, o Ministério da Educação pretende que os centros de saúde passem a colaborar com as escolas no sentido de garantir a criação de gabinetes de atendimento e apoio aos alunos sobre a Educação Sexual.

Daniel Sampaio mostra-se satisfeito com a medida. O presidente do grupo de especialistas que elaborou uma série de recomendações sobre esta matéria diz que o trabalho vai começar de imediato. "Estamos a trabalhar no perfil do professor e da formação e prevê-se que no início do segundo período seja feito um edital para que as escolas, já este ano, se possam candidatar " explica.

Já a psicóloga educacional Cristina Sá Carvalho tem algumas reservas quanto ao conteúdo dos diplomas e, apesar de considerar positiva a intenção do Governo, apela à continuação do debate.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?