2005/12/05

 

Intimidação pode deixar marcas para toda a vida

Intimidação pode deixar marcas para toda a vida
efeitos Pedagogos alertam para consequências nefastas do "bullying" Falta de ajuda pode levar ao suicídio
 
leonel de castro
O "bullying" pode levar à perda de motivação pelo estudo



"É um icebergue do qual mal se conhece a ponta". É assim que Alexandre Ventura, professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, classifica as formas de intimidação, conhecidas pela designação inglesa "bullying". No seu entender, trata-se de um fenómeno muito mais preocupante do que a indisciplina e a violência em ambiente escolar.

Para realçar a dimensão do fenómeno, Alexandre Ventura sugere que se pense apenas nesta realidade todos os dias em que há aulas, muitos milhares de crianças são vítimas de qualquer tipo de intimidação, que pode envolver violência verbal e física.

"No bullying, existe sempre uma relação desigual de poder entre agressor e a sua vítima, normalmente o agressor é mais velho e mais pujante e pode actuar em grupo", explicou.

Por seu turno, Beatriz Pereira, professora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, fez questão de realçar uma das características do "bullying" mais marcantes o prolongamento da intimidação no tempo.

"Ao contrário da violência ou da indisciplina escolar, que acontecem através de actos isolados no tempo, o "bullying" é caracterizado pela continuidade no tempo. É intimidação ou abuso de poder que se concretiza entre pares, ou seja, entre crianças e adolescentes", explicou.

Beatriz Pereira destaca, de resto, o facto de, através do "bullying", o agressor pretender intencionalmente provocar um mal-estar à vítima continuadamente e ao longo de um determinado tempo.


Roubos e insultos

O fenómeno em si não é novo. Na realidade, as formas de intimidação são as mais variadas roubar o telemóvel, dinheiro ou o lanche sob ameaça; insultar; chamar nomes depreciativos; chacotear constante por ser diferente ou por qualquer característica física ou ridicularizar perante os colegas e professores.

"Alguns destes comportamentos parecem inofensivos, mas na realidade não o são, pois podem castrar a liberdade de uma criança e marcar a personalidade de uma pessoa para a vida inteira", frisou Alexandre Ventura. "Muitas vezes - continuou - a intimidação criada é vivida com muita amargura pela vítima, que se sente enxovalhada. E o pior é que a situação é vivida em silêncio e o indivíduo acaba por fechar o cofre e deitar fora a chave. Acaba vivendo o resto da vida marcado por aquela situação".

Beatriz Pereira vai mais longe e recorda-se de um caso noticiado recentemente, em que um jovem, nos EUA, foi à escola munido de uma caçadeira e matou os colegas.

"O bullying gera um sofrimento enorme, continuado, vivido em silêncio, pois em 50% dos casos as vítimas nada dizem, nem aos professores, nem aos pais. E, dependendo da situação, a intimidação pode levar ao suicídio ou, como naquele caso, originar actos de loucura, dado que a vítima já não aguenta mais a agressão constante", concluiu.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?