2006/02/09

 

4- Do jardim da infância até ao terceiro ano (de 5 a 8 anos de idade)

Uma criança dessa idade demonstra cada vez mais interesse no mundo, além da família e do lar. Esta é a hora de começar a explicar o que é o álcool, o que é o fumo e o que são as drogas, que algumas pessoas usam essas substâncias, embora elas sejam prejudiciais, e as consequências do seu uso. Fale com o seu filho sobre o facto de que tudo o que você coloca no seu corpo, que não for alimento, pode ser extremamente perigoso. Fale sobre a maneira pela qual as drogas interferem com o funcionamento dos nossos corpos e podem fazer com que uma pessoa fique muito doente, podendo até causar a morte. (As crianças dessa idade, na sua maioria, já tiveram experiências, na vida real, relacionadas com a morte de algum parente ou de alguém na escola.) Explique a idéia do vício -- que o consumo de drogas pode se tornar um péssimo hábito - e um hábito difícil de abandonar. Elogie seus filhos por tomarem conta, e bem, dos seus corpos, e por evitarem as coisas que podem lhes fazer mal.

Quando seus filhos estiverem na terceira série do primeiro grau, eles devem entender:

- as diferenças entre alimentos, venenos, remédios e drogas ilegais;

- como os remédios, receitados por um médico e administrados por um adulto responsável, podem ajudar durante uma doença mas podem ser perigosos se forem utilizados de maneira imprópria, e que portanto, as crianças devem se manter afastadas de qualquer substância ou recipiente desconhecido;

- porque os adultos podem beber álcool mas as crianças não podem, nem mesmo em pequenas quantidades -- é prejudicial para os cérebros e corpos das crianças, que se encontram em fase de desenvolvimento.

(Continua...) Proxima postagem: Do quarto ao sexto ano (de 9 a 11 anos de idade)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?