2006/01/25

 

2- O Que a Nossa Cultura Diz às Crianças Sobre as Drogas

Infelizmente as modas e manias que têm o maior sucesso na nossa cultura são, às vezes, as que mais chocam. As crianças, actualmente, são assediadas por mensagens, umas mais subtis, outras mais explícitas, sobre o que é "bom" no álcool, no fumo e nas drogas. Seus filhos podem ver personagens de TV que vivem na riqueza e no luxo, graças ao dinheiro que ganham traficando drogas, podem encontrar um website clamando pela legalização do haxixe, podem ver seus astros de cinema favoritos fumando, nos seus filmes mais recentes, ou podem ouvir músicas que descrevem a incrível sensação de fazer amor quando se está sob o efeito de drogas.

Para combater essas impressões, coloque a sua televisão e o computador numa área de uso comum da família, para que você possa saber o que os seus filhos estão a ver.

Sente-se com eles quando eles estiverem a assistir à televisão. Explore a Internet com eles para ver quais são as suas preferências. Qualquer coisa que represente uma perturbação pode ser transformada num "momento de ensinamento". Pode ser que você queira estipular normas sobre os programas de televisão, filmes e websites apropriados para o seu filho. (Você também pode tranquilizar as crianças, dizendo-lhes que o mundo não é tão cruel como é mostrado nas notícias, que dão grande ênfase aos problemas da sociedade.)

Da mesma forma, familiarize-se com as estações de rádio, com os CDs e com os filmes favoritos dos seus filhos. Segundo uma pesquisa recente, a maioria dos adolescentes consideram ouvir música a sua actividade favorita quando não estão na escola, e em média, dedicam três ou quatro horas por dia a essa atividade. Como muitas das músicas que eles ouvem fazem com que o consumo de drogas pareça convidativo e sem consequências, é bom você combater essa impressão, mostrando claramente a sua própria posição.

(Continua...) Proxima postagem: Como Instruir Seus Filhos Sobre as Drogas

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?