2006/02/02

 

3- Como Instruir os Seus Filhos Sobre as Drogas

Pré-escola

Pode parecer prematuro falar sobre drogas com crianças da pré-escola, mas as atitudes e hábitos que elas formarão nessa idade têm uma influência importante sobre as decisões que tomarão quando forem mais velhas. Nessa tenra idade, elas estão ansiosas por saber e decorar normas, e querem a sua opinião sobre o que é "bom" e sobre o que é "ruim". Embora elas tenham idade suficiente para saber que fumar lhes faz mal, elas ainda não têm condições de compreender informações complexas a respeito do álcool, do fumo e de outras drogas. No entanto, essa é uma boa época para praticar habilidades de tomada de decisões e resolução de problemas de que elas necessitarão para poder dizer "não" mais tarde.

Aqui estão algumas maneiras de ajudar as suas crianças em idade pré-escolar a tomar boas decisões a respeito do que deve e do que não deve entrar nos seus corpos:

- Converse a respeito dos motivos pelos quais as crianças precisam de alimentos saudáveis. Peça ao seu filho para relacionar vários alimentos bons, favoritos, e explicar de que forma esses alimentos contribuem para a sua saúde e força.

- Determine horários regulares nos quais você pode dedicar total atenção ao seu filho ou filha. Brinque com ele no chão; descubra quais são as coisas de que ele gosta e de que não gosta; diga que você o ama; diga que ele é maravilhoso demais para consumir drogas, e que não há outra criança como ele no mundo. Você formará fortes elos de confiança e afecto; isso fará com que seja mais fácil, para o seu filho, ficar longe das drogas, no futuro.

- Estabeleça normas como brincar de maneira leal, compartilhar brinquedos e dizer a verdade, para que as crianças saibam que tipo de comportamento você espera delas.

- Estimule seu filho para que ele siga instruções e faça perguntas se não entender as instruções.

- Quando seu filho ficar frustrado durante uma brincadeira, aproveite a oportunidade para reforçar as habilidades de resolução de problemas. Por exemplo, se uma torre de blocos cai muitas vezes, trabalhe junto com ele, para encontrar possíveis soluções. Transformar uma situação ruim num sucesso reforça a autoconfiança de uma criança.

- Sempre que possível deixe seu filho escolher o que vai vestir. Mesmo se as roupas não combinarem, você estará a reforçar a capacidade do seu filho de tomar decisões.

- Indique quais são as substâncias venenosas e perigosas que geralmente são encontradas em residências, como alvejante, desinfectante de cozinha e lustra-móveis, e leia os rótulos de advertência dos produtos em voz alta. Explique aos seus filhos que nem todas as drogas "más" vêm com advertências impressas, e que portanto eles só devem comer ou cheirar alimentos ou remédios - receitados por um médico - quando estes lhes forem dados por você, seu esposo ou esposa, um avô ou avó, ou a ama.

- Explique que os remédios receitados são drogas que podem ajudar a pessoa para a qual foram receitados, mas que podem fazer mal a qualquer outra pessoa - especialmente as crianças, que devem ficar longe deles.

(Continua...) Proxima postagem: Do jardim da infância até a terceira série (dos 5 aos 8 anos de idade)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?