2006/02/14

 

5- Do quarto ao sexto ano (de 9 a 11 anos de idade)

Mantenha uma atitude firme em relação às drogas. Nessa idade, as crianças podem ter uma conversa mais complexa a respeito dos motivos pelos quais as pessoas se sentem atraídas pelas drogas. Você pode usar a sua curiosidade a respeito dos grandes eventos traumáticos nas vidas das pessoas (como um acidente automobilístico ou um divórcio) para falar sobre como as drogas podem causar esses eventos. Além disso, as crianças nessa idade adoram saber dos factos, especialmente os factos estranhos, e elas querem saber como as coisas funcionam. As crianças nessa faixa etária podem ficar fascinadas pela maneira pela qual as drogas afectam o cérebro ou o corpo de uma pessoa. Explique que qualquer coisa em excesso -- seja remédio para tosse ou aspirina -- pode ser perigoso.

Amigos -- seja um único melhor amigo ou um grupo de amigos -- são extremamente importantes durante essa fase, como também é importante se adaptar ao grupo e ser considerado "normal". Quando as crianças chegam ao séptimo ou oitavo ano, elas saem de um ambiente menor, e que oferece mais proteção, e passam a fazer parte de uma multidão muito maior e menos íntima, de pré-adolescentes. Essas crianças mais velhas podem expor os seus filhos ao álcool, ao fumo ou às drogas. As pesquisas mostram que quanto mais cedo as crianças começarem a usar essas substâncias, maior será a probabilidade que elas terão de ter sérios problemas. É essencial que as atitudes antidroga do seu filho sejam firmes antes de entrar no séptimo ou oitavo ano.

Antes de completar o sexto ano, os seus filhos devem saber:

- os efeitos imediatos do uso do álcool, do fumo e das drogas em várias partes do corpo, inclusive os riscos de coma ou de overdose fatal;

- as consequências a longo prazo -- como e porque as drogas podem criar dependência e fazer com que os consumidores percam o controle das próprias vidas;

- os motivos pelos quais as drogas são particularmente perigosas para os corpos em fase de crescimento;

- os problemas que o álcool e outras drogas ilegais podem causar não apenas para o consumidor, mas para a família e para o mundo do consumidor.

Ensaie situações em potencial nas quais os amigos oferecem drogas. Faça com que seus filhos se manifestem de maneira enfática, como por exemplo "Essa atitude faz muito mal!". Permita que eles o (a) usem como desculpa: "A minha mãe vai me matar se eu beber uma cerveja!". "Isso vai aborrecer os meus pais" é uma das principais coisas que os pré-adolescentes dizem quando explicam o porquê de não fumarem haxixe.
Ensine os seus filhos a observar com atenção a maneira pela qual as drogas e o álcool são promovidos. Discuta a maneira pela qual os anúncios, as letras das músicas, os filmes e os programas de televisão os bombardeiam com mensagens segundo as quais o uso de álcool, fumo e outras drogas têm charme. Certifique-se de que eles sejam capazes de separar os mitos do uso do álcool, do fumo e de outras drogas da realidade, e elogie-os por pensarem de maneira independente.

- Descubram quem são os amigos dos seus filhos, os locais que eles frequentam e o que eles gostam de fazer. Faça amizade com os pais dos amigos dos seus filhos, para que uns possam reforçar os esforços dos outros. Você se sentirá mais em contacto com a vida diária do seu filho e terá melhores condições de reconhecer as áreas onde podem ocorrer problemas. (Uma criança cujos amigos estejam todos utilizando drogas, muito provavelmente estará fazendo a mesma coisa.) As crianças nessa idade realmente dão valor à atenção e ao envolvimento.

(Continua...) Proxima postagem: do 7º ao 9º anos (de 12 a 14 anos de idade)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?