2006/03/29

 

Jovens abusam dos doces e omitem fruta e legumes

Estudos revelam que 70% dos jovens obesos tornam-se adultos gordos

Os adolescentes têm hábitos alimentares preocupantes exageram nos doces e nos refrigerantes e esquecem-se da fruta e dos vegetais. Um estudo realizado a nível nacional detectou que, entre os jovens com idade dos 14 aos 17 anos, há 14% de obesos e muitos mais candidatos a adultos gordos, se não inverterem rapidamente a forma como comem.

Helena Fonseca, responsável científica da investigação que pretendeu caracterizar os hábitos alimentares e de exercício físico de 551 adolescentes de todo o país, explicou ao JN que as conclusões mais preocupantes são a baixa ingestão de vegetais e frutas, o consumo excessivo de alimentos hipercalóricos, bem como o número significativo que não toma um bom pequeno-almoço e não bebe leite.

Um em cada quatro dos inquiridos só come vegetais uma vez por semana mas, em contrapartida, não dispensa os bolos com creme, donuts ou doces diariamente. Nalguns casos, as asneiras alimentares começam logo de manhã. Embora a maioria (84%) tome pequeno-almoço diariamente, quase sempre em casa, os que não o fazem acabam por preferir doces e outros produtos pouco saudáveis porque, segundo a pediatra, a oferta nos bares das escolas não contempla, por exemplo, cereais e fruta, que são as opções acertadas.

Outro dado preocupante é 20% dos adolescentes não ingerir leite ou iogurtes regularmente, uma carência grave tendo em conta que se trata de um período crítico em termos de construção de massa óssea.

Embora a percentagem de obesos seja ligeiramente superior entre os rapazes do que entre as raparigas (15% e 12%, respectivamente), elas têm mais noção do excesso de peso e, acima de tudo, preocupam-se mais com a forma física e denotam uma maior insatisfação com a imagem corporal. Cerca de 90% dos jovens reconhece a obesidade como uma doença, mas é incapaz de revelar quais as suas consequências. Talvez por isso a maioria dos obesos nunca tenha procurado ajuda para controlar o peso.

Os erros são assumidos por muitos dos adolescentes, que admitem, contudo, não serem essas as directivas que recebem em casa. Helena Fonseca explica esta atitude com a necessidade que esta faixa etária sente de cortar com hábitos considerados infantis e afirmar a sua autonomia em relação aos pais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?