2006/03/06

 

Taxas de obesidade infantil vão disparar até 2010

Cerca de 26 milhões de jovens da UE deverão sofrer de excesso de peso

As taxas de obesidade infantil vão crescer drasticamente até 2010 em quase todo o mundo, segundo um estudo divulgado no “Jornal Internacional de Obesidade Pediátrica”.

Dentro de quatro anos, cerca de 26 milhões de jovens da União Europeia (UE) deverão sofrer de excesso de peso ou obesidade e 20 mil jovens poderão desenvolver diabetes tipo 2.

O estudo revela também que cerca de um milhão de crianças terão sinais de pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol, indicadores precoces de doenças cardiovasculares.

Na Europa e no Médio Oriente, até ao final da década, devem duplicar as crianças afectadas pela obesidade, enquanto no continente americano o aumento deverá situar-se nos 15,2 por cento.

Os investigadores analisaram relatórios de 1980 até 2005 bem como dados da Organização Mundial de Saúde e concluíram que a prevalência do excesso de peso na infância aumentou em quase todos os países do mundo.

"Temos um nova epidemia global que parece que afectará a maioria dos países do mundo", afirmou Philipe James, presidente da Missão Internacional contra a Obesidade.

Segundo dados da Comissão Europeia divulgados em 2005, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso, assim como Malta, Espanha e Itália. Nestes quatro países, as taxas de sobrepeso e de obesidade excedem os 30 por cento nas crianças com idades entre os sete e os 11 anos.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?