2005/12/09

 

Bruxelas quer estratégia para travar obesidade

Proposta Comissão Europeia lança processo de consulta para combater doença que afecta 14 milhões de europeus

A Comissão Europeia lançou, ontem em Bruxelas, um processo de consulta sobre a melhor forma de lutar contra a obesidade, que afecta actualmente 14 milhões de europeus e uma em cada três crianças em países como Portugal.

"O aumento da obesidade é um problema europeu que requer uma resposta coordenada, se quisermos controlar e inverter esta tendência", referiu o comissário Markos Kyprianou, responsável por Saúde e Protecção aos Consumidores.

O Executivo europeu pretende recolher sugestões concretas sobre a promoção de dietas saudáveis e actividade física para desenvolver, em seguida, uma estratégia comunitária sobre nutrição, actividade física e saúde.

"Ao longo da Europa dos 25, o excesso de peso afecta quase uma em quatro crianças. O excesso de peso e de obesidade em Espanha, Portugal e Itália excedem níveis de 30% entre as crianças com idades entre sete e onze anos", refere o comunicado de imprensa da Comissão Europeia.

Criar medidas que adequem o ambiente e os transportes urbanos à prática de exercício físico e desenvolver a investigação na área são algumas ideias incluídas num "Livro Verde" também publicado com o objectivo de promover o diálogo.

Segundo o comissário europeu, estima-se que mais de 400 mil crianças se tornam obesas por ano. "Os adolescentes com excesso de peso de hoje são vítimas de ataques cardíacos ou de diabetes amanhã", disse.

O processo de recolha de sugestões destina-se às instituições europeias, aos estados-membros e a toda a sociedade civil em geral e terá lugar até 15 de Março de 2006, sendo os resultados publicados em Junho na página electrónica da União Europeia.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?