2005/12/13

 

Não há lugar como o lar... para a educação sexual

A partir de hoje vamos publicar uma série de boletins para pais sobre educação sexual.

Prezados pais,

As mudanças de atitudes, comportamentos e estilos de vida na área da sexualidade que sucederam na nossa sociedade nos últimos 30 anos apresentam, para pais e filhos, alguns dos problemas mais complexos com os quais se terão de enfrentar.

A necessidade para uma educação sexual nunca esteve mais urgente que agora. Hoje em dia, mais que nunca, os pais, as escolas e as comunidades estão-se empenhando em desenvolver a colaboração necessária para assegurar tal educação.

Por experiência sabemos que a maioria dos pais querem falar francamente da sexualidade com seus filhos, mas que muitos sentem que não estão bem preparados para fazê-lo. Quando começar? Que dizer? Como melhor expressar os valores familiares que desejamos inculcar nos nossos filhos? Estas são só algumas das questões que sobresaem na comunicação familiar sobre sexualidade.

Os pais a miúdo pedem a ajuda das escolas e das organizações de sua comunidade na sua busca de informação, apoio, destrezas. Não há lugar como o lar... para a educação sexual é um projeto concebido para oferecer tal ajuda.

Não há lugar como o lar... consiste em boletins de notícias para os pais que os podem ajudar no seu papel essencial de educador sexual mais influente de seu filho ou filha. Há cinco páginas para cada ano de idade ou grau escolar, desde os três até os dezoito anos. Cada página contém informação sexual importante e adequada à idade em questão, modos de a disponibilizar, conselhos de comunicação e sugestões de recursos para os ajudar nos seus esforços.

Categorias de idade

3 Anos
4 Anos
5 Anos

Ano 1
Ano 2
Ano 3

Ano 4
Ano 5
Ano 6

Ano 7
Ano 8
Ano 9

Ano 10
Ano 11
Ano 12


Uma educação sexual baseada no seio familiar pode:

- permitir que se transmitam os valores familiares
- proporcionar informação exacta às crianças
- ensinar destrezas eficazes sobre como tomar decisões
- neutralizar as mensagens sexuais negativas e más dos meios de comunicação social


O nosso compromisso de servir as famílias e as escolas anima-nos a juntar-nos a vós nos vossos esforços de alcançar essas metas importantíssimas. Com este fim, temos o prazer de disponibilizar-lhes este recurso; esperamos que lhes seja útil.

(Continua... 1 de 16)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?